Mercedes e Bosch terão frota de táxis autónomos nas ruas dentro de meses

Já se sabe que a Mercedes vai apostar forte na mobilidade eléctrica, e prova disso é o facto de ter criado uma submarca dedicada apenas a estes veículos, a EQ. Mas em paralelo com esta aposta nos eléctricos a marca de Estugarda também procura desenvolver os seus sistemas de condução autónoma. E mesmo que não o admita regularmente, a verdade é que é das fabricantes automóveis que vais mais à frente nesta "luta" pelo carro autónomo.

E se dúvidas havia quanto a isto elas acabam de ser desfeitas, já que acaba de ser anunciado que a Mercedes e a Bosch estão a criar uma frota de táxis autónomos que vão chegar às estradas dentro de poucos meses.

A notícia foi avançada por Volkmar Denner, CEO da Bosch, em declarações à publicação alemã "Automobilwoche", e dá conta de que este programa de testes com táxis autónomos estará nas ruas ainda este ano.

Recorde-se que a Bosch, que é uma das maiores fornecedoras de componentes da indústria automóvel, já teve um protótipo autónomo em testes, um BMW Série 3 Touring modificado. Mas o projecto nunca chegou a avançar. Porém, esta investida da Bosch em parceria com a Mercedes é para ser levada a sério, ainda que não tenham sido confirmadas quantas viaturas estarão envolvidas ou como vão ser operadas.

Certo, para já, é que ao contrário de outras empresas a Mercedes terá optado por não transformar veículos existentes mas sim em criar de raiz estes táxis autónomos, sendo que se espera que o desenho final partilhe elementos com o Concept F015 Luxury in Motion apresentado na feira CES de 2015, em Las Vegas (ver galeria acima).

Tal como este protótipo, que ilustra este artigo, estes táxis autónomos desenvolvidos em parceria com a Mercedes e com a Bosch devem contar com um habitáculo futurista e capaz de acomodar quatro passageiros. Isto já para não falar do facto de contar com painéis digitais onde serão projectadas informações relativas à viagem e onde poderão ser realizadas tarefas de lazer, tais como ver um filme, navegar na internet ou ouvir música.

Em destaque